segunda-feira, 9 de junho de 2014

CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS POR MEIO DE RECURSOS DE ALTA E BAIXA TECNOLOGIA





Esta atividade foi idealizada para alunos com transtorno do espectro autista, mais especificamente para os casos em que apresentam comprometimento na comunicação. É uma atividade que pode ser adaptada para as diversas faixas etárias e no nosso caso pensado para um aluno de 14 anos com laudo de autismo e deficiência intelectual.

A atividade planejada foi a construção de histórias em quadrinhos por meio do HagáQuê, que é um software educativo gratuito que foi desenvolvido para auxiliar a apropriação da leitura e da escrita por meio de histórias em quadrinhos que são construídas usando imagens que já vem no software ou salvas no banco de imagens do computador do usuário.
 
http://www.lsdores.com.br/util/Programas%20Laborat%F3rio/HagaQue/Ajuda/figuras.html
http://www.lsdores.com.br/util/Programas%20Laborat%F3rio/HagaQue/Ajuda/figuras.html


A criação e edição de histórias pode ser visualizada em vídeos disponíveis na internet e seu uso é muito simples, de modo que essa ferramenta pode ser utilizada em sala de aula, no laboratório de informática, na sala de recursos multifuncionais, etc.
Para a sugestão que apresentamos aqui, o uso foi pensado para a sala de recursos multifuncionais. Neste caso, a professora fará a mediação e explicação da atividade que pode estar relacionada a qualquer conteúdo. Para a atividade que por ora lançamos, a ideia é trabalhar atividades da vida autônoma e construção de rotina.
Nesse sentido, será construída uma história em que a professora irá explorar o dia a dia do aluno, o que faz sozinho, o que precisa de ajuda, quais atividades gosta ou não de realizar e verificar sua rotina no contexto familiar.
Assim, essa atividade contribui não só para o desenvolvimento da leitura e da escrita, mas permite fazer uma investigação acerca da história de vida do sujeito e construir um canal de comunicação com o aluno o que se dá por meio de um processo lúdico.
Uma variação dessa atividade é realiza-la com recorte e colagem de imagens e a reutilização de materiais para fazer as bordas e divisões dos quadrinhos que constituem a história.
Um material que pode ser utilizado são as molduras que normalmente descartamos e que vem nos kits de jogos enviados pelo MEC. Elas são de material resistente e vem com vários tamanhos de quadrados.
Nas imagens a seguir fizemos a construção de histórias por meio da releitura de lendas e de histórias da Turma da Mônica reutilizando as molduras supracitadas.

Releitura de Lendas Folclóricas 






Releitura da Turma da Monica
Esperamos que gostem dessa postagem e que elas possam ser aplicadas/adaptadas à realidade de cada escola e à necessidade dos alunos atendidos.

5 comentários:

  1. Érica gostei da atividade sugerida. Além de criativa e simples, é bastante rica em significado> Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Rita. Sempre bom vê-la por aqui...

      Excluir
  2. Olá, Érica, achei uma atividade bastante interessante para utilizarmos junto as pessoas que apresentem comprometimento na comunicação e devemos conhecer melhor na prática. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Josenildo! Tenho certeza que conseguirás fazer uso dessas sugestões que apresentei, pois elas são simples. E você vai comprovar isso na prática.
      Abç

      Excluir
  3. Boa tarde Erica!

    Gostei bastante dessa sugestão de atividade. E pensando no caso Letícia que estamos estudamos podemos colocar em prática para ela também, uma vez que a ajudará a escrever uma história e usando a sequência correta, com o auxílio da professora da sala de aula ou da sala de recurso. Outro ponto que acho muito importante é que dá para fazer em grupo ajudando na interação com os demais colegas da sala.

    Parabéns.

    ResponderExcluir