sábado, 7 de setembro de 2013

TECNOLOGIA ASSISTIVA


Ao explicar o que são recursos pedagógicos voltados para a acessibilidade o documento do MEC intitulado A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa traz que:

 

Os recursos podem ser considerados ajudas, apoio e também meios utilizados para alcançar um determinado objetivo; são ações, práticas educacionais ou material didático projetados para propiciar a participação autônoma do aluno com deficiência no seu percurso escolar. (SARTORETTO, 2010, p.8)

 

            E no que diz respeito à Tecnologia Assistiva, menciona que esta é uma área do conhecimento e de atuação que desenvolve serviços, recursos e estratégias que auxiliam na resolução de dificuldades funcionais das pessoas com deficiência na realização de suas tarefas. (SARTORETTO, 2010, p.8)

            Apresentamos a seguir duas sugestões de Recursos de Acessibilidade que podem ser utilizados por pessoas com deficiência. O primeiro deles é um simulador de teclado e o segundo uma adaptação da Prancha de Comunicação convencional que utilizei no AEE para trabalhar a comunicação e alguns conteúdos curriculares que estavam sendo abordados na sala regular.

 

Simulador de Teclado

Coloca na tela do computador uma representação do teclado com diversos caracteres e símbolos do teclado convencional, realiza varreduras, iluminando de forma diferenciada cada um desses caracteres e símbolos representados na tela do computador.

Assim, o Simulador é um recurso importante para auxiliar pessoas com deficiência física, motoras e dificuldade de comunicação, na utilização dos principais comandos do sistema operacional, bancos de dados, linguagens de programação e editar textos em um ambiente agradável.

A esse respeito sugerimos visitar o Núcleo de Informática na Educação Especial da UFRGS, cujo link disponibilizamos a seguir:


 



 

 Prancha de Comunicação

De acordo com Sartoretto (2010, p. 27) a prancha de comunicação apresenta, de forma organizada, um conjunto de símbolos. Podemos ter uma prancha onde aparecem símbolos que indicam o assunto do qual se pretende falar.

Para visualizar pranchas e baixar programas de comunicação aumentativa e alternativa, sugerimos visitar o link abaixo:

http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/

 
         O “Caracol da Comunicação” foi uma adaptação da tradicional Prancha de Comunicação, a partir do qual fazíamos perguntas sobre preferencias dos alunos ou conteúdos escolares, como forma de desenvolver o diálogo. Fizemos ainda a adaptação dele para trabalhar o “Elemento Estranho”, que consistia em expor figuras de uma mesma categoria, deixando apenas um elemento que não pertencia aquele grupo.
 
 
 


8 comentários:

  1. É importante conhecermos o que diz os documentos sobre as Tecnologias Assistiva e sobre a utilidade dos mesmos nas salas de aula regular e no AEE. Onde os dois professores precisam estarem juntos na construção e na utilização pelo aluno que dele venha a precisar. O simulador de teclado é uma TA nova, mas de grande importância na vida diária e na comunicação das pessoas deficientes no uso do computador, e que o mesmo precisa ser adquirido pela escola ou pela Secretaria de Educação. Já a Prancha de comunicação é uma tecnologia Assistiva, bem mais acessível e que pode ser confeccionada pelos professores. Vale lembrar que estas tecnologias são ferramentas, que irão favorecer ao aluno a construção de um ser atuante e sujeito no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela visita. Acredito que fazer uso das Tecnologia Assistiva ainda configura um desafio para nós educadores, mas temos que nos manter confiantes quanto às possibilidades que teremos nesse curso de Especialização.
      Até mais!!!

      Excluir
  2. Muito interessante a atividade postada. O que mais me chamou a atenção foi a estratégia de trabalhar na imagem do caracol. Torna-se uma forma diferente de instigar a pessoa através de um ser vivo tão esquisito mas que foge do formato da prancha comum. Parabéns pela atividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita!!! Quanto ao caracol, já valeu a lembrança...

      Excluir
  3. Olá, Érica.
    Já mencionei como gosto de seus escritos em outra ocasião e aqui não será diferente. Gostei bastante dos recursos apontados, especialmente da prancha de comunicação em formato de caracol e sendo utilizada para atividade também de raciocínio lógico e percepção de semelhanças e diferenças como é o caso da atividade proposta. Parabéns e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lamon!!!
      Que bom receber sua visita por aqui!!! Senti sua falta no último encontro da disciplina.
      Obg pela atenção e palavras motivadoras.
      Até breve!!!

      Excluir
  4. Realmente a utilização dessas tecnologias são indispensáveis para o bom andamento do trabalho. E conhecer esses recursos é fundamental. No entanto, muitas vezes a nossa realidade difere de nossa necessidade e as vezes o andamento do trabalho é dificultado. Mas, é fundamental conhecermos esses recursos e a possibilidade de utilização. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e visita, Valéria.
      Somos cada dia mais instigados a conhecer melhor as Tecnologias Assistivas.
      Abç

      Excluir