Ao
explicar o que são recursos pedagógicos voltados para a acessibilidade o
documento do MEC intitulado A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão
Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e
alternativa traz que:
Os
recursos podem ser considerados ajudas, apoio e também meios utilizados para
alcançar um determinado objetivo; são ações, práticas educacionais ou material
didático projetados para propiciar a participação autônoma do aluno com
deficiência no seu percurso escolar. (SARTORETTO, 2010, p.8)
Apresentamos a seguir duas sugestões
de Recursos de Acessibilidade que podem ser utilizados por pessoas com
deficiência. O primeiro deles é um simulador de teclado e o segundo uma
adaptação da Prancha de Comunicação convencional que utilizei no AEE para
trabalhar a comunicação e alguns conteúdos curriculares que estavam sendo
abordados na sala regular.
Simulador de Teclado
Coloca
na tela do computador uma representação do teclado com diversos caracteres e
símbolos do teclado convencional, realiza varreduras, iluminando de forma
diferenciada cada um desses caracteres e símbolos representados na tela do
computador.
Assim,
o Simulador é um recurso importante para auxiliar pessoas com deficiência
física, motoras e dificuldade de comunicação, na utilização dos principais
comandos do sistema operacional, bancos de dados, linguagens de programação e
editar textos em um ambiente agradável.
A
esse respeito sugerimos visitar o Núcleo de Informática na Educação Especial da
UFRGS, cujo link disponibilizamos a seguir:
De acordo com Sartoretto (2010, p. 27) a
prancha de comunicação apresenta, de forma organizada, um conjunto de símbolos.
Podemos ter uma prancha onde aparecem símbolos que indicam o assunto do qual se
pretende falar.
Para visualizar pranchas e baixar
programas de comunicação aumentativa e alternativa, sugerimos visitar o link
abaixo:
http://www.ler.pucpr.br/amplisoft/
O “Caracol da
Comunicação” foi uma adaptação da tradicional Prancha de Comunicação, a partir
do qual fazíamos perguntas sobre preferencias dos alunos ou conteúdos
escolares, como forma de desenvolver o diálogo. Fizemos ainda a adaptação dele
para trabalhar o “Elemento Estranho”, que consistia em expor figuras de uma
mesma categoria, deixando apenas um elemento que não pertencia aquele grupo.
É importante conhecermos o que diz os documentos sobre as Tecnologias Assistiva e sobre a utilidade dos mesmos nas salas de aula regular e no AEE. Onde os dois professores precisam estarem juntos na construção e na utilização pelo aluno que dele venha a precisar. O simulador de teclado é uma TA nova, mas de grande importância na vida diária e na comunicação das pessoas deficientes no uso do computador, e que o mesmo precisa ser adquirido pela escola ou pela Secretaria de Educação. Já a Prancha de comunicação é uma tecnologia Assistiva, bem mais acessível e que pode ser confeccionada pelos professores. Vale lembrar que estas tecnologias são ferramentas, que irão favorecer ao aluno a construção de um ser atuante e sujeito no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.
ResponderExcluirObg pela visita. Acredito que fazer uso das Tecnologia Assistiva ainda configura um desafio para nós educadores, mas temos que nos manter confiantes quanto às possibilidades que teremos nesse curso de Especialização.
ExcluirAté mais!!!
Muito interessante a atividade postada. O que mais me chamou a atenção foi a estratégia de trabalhar na imagem do caracol. Torna-se uma forma diferente de instigar a pessoa através de um ser vivo tão esquisito mas que foge do formato da prancha comum. Parabéns pela atividade!
ResponderExcluirObrigada pela visita!!! Quanto ao caracol, já valeu a lembrança...
ExcluirOlá, Érica.
ResponderExcluirJá mencionei como gosto de seus escritos em outra ocasião e aqui não será diferente. Gostei bastante dos recursos apontados, especialmente da prancha de comunicação em formato de caracol e sendo utilizada para atividade também de raciocínio lógico e percepção de semelhanças e diferenças como é o caso da atividade proposta. Parabéns e até mais!
Oi Lamon!!!
ExcluirQue bom receber sua visita por aqui!!! Senti sua falta no último encontro da disciplina.
Obg pela atenção e palavras motivadoras.
Até breve!!!
Realmente a utilização dessas tecnologias são indispensáveis para o bom andamento do trabalho. E conhecer esses recursos é fundamental. No entanto, muitas vezes a nossa realidade difere de nossa necessidade e as vezes o andamento do trabalho é dificultado. Mas, é fundamental conhecermos esses recursos e a possibilidade de utilização. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluirObrigada pelo comentário e visita, Valéria.
ExcluirSomos cada dia mais instigados a conhecer melhor as Tecnologias Assistivas.
Abç