sábado, 27 de julho de 2013

Texto da Disciplina de AEE


O que aprendi...

Na disciplina “Atendimento Educacional Especializado” fui levada a refletir sobre minha prática na Sala de Recusos Multifuncionais, e com base no aporte teórico indicado passo a comentar sumariamente um pouco do que aprendi ou o muito que ficou em termos de incertezas...

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) cita o Atendimento Educacional Especializado – AEE, enquanto um serviço a ser oferecido nas escolas e que "[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas" (SEESP/MEC, 2008).

O MEC/SEESP (2001) ressalta nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial que deve haver uma nova postura da escola comum que favoreça a integração social e sua opção por práticas heterogêneas, garantindo a capacitação dos professores, fazendo intervenções em sua ação pedagógica para o desenvolvimento de práticas inclusivas.

Assim, o papel do professor do AEE é de fundamental importância para o redimensionamento da prática a ser proporcionada no espaço escolar frente às demandas surgidas e das orientações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).

         Nesse sentido, mencionamos que na referida Política orienta-se que o AEE é um serviço que “[...] identifica, elabora, e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (SEESP/MEC, 2008).

Para nós soa ousado o papel do professor do AEE, dadas às inúmeras atribuições e competências atribuídas a este profissional, mas sabemos que este tem um papel fundamental na mobilização dos sujeitos da comunidade escolar com o intuito de envolver os diversos segmentos na construção de uma escola efetivamente inclusiva.

Esta é uma das atribuições mais gerais do professor do AEE, mas há ainda o trabalho específico de atendimento no qual este toma como orientador de seu trabalho o estudo de caso. Neste estudo é traçado um perfil do aluno atendido sob diversos enfoques, o que se torna um estudo rico em detalhes, pois traz informações que vão desde seu desenvolvimento infantil, seu relacionamento na família, na escola, nos diversos espaços, suas potencialidades, seus limites, inquietações, etc.

Com base nesta caracterização do aluno, é possível ao professor de AEE elaborar um Plano que poderá contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno atendido, uma vez que neste plano serão projetadas atividades e recursos que visam minimizar e/ou superar os obstáculos encontrados à aprendizagem deste aluno e sua efetiva participação.

11 comentários:

  1. Parabéns pelo excelente texto, realmente somos ousados, de fato isso significa acreditar e confiar no que fazemos, pois o nosso trabalho em prol da aprendizagem desse público-alvo continua cada vez mais intenso e dedicado ao bem maior, que é o de proporcionar-lhes a promoção humana.
    Ana Wilma

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  2. Excelente as sugestões de atividades, vou utiliza-las com os alunos do AEE.

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  3. Érica, parabéns pela excelente reflexão. Temos mesmo uma gama de atribuições das quais precisamos ir em busca de formação para que possamos dar conta da demanda que todos os dias recebemos me nossas escolas, mas o que é gratificante é quando vemos os direitos de todos sendo respeitados e aqueles que antes não tinham acesso a escola agora dependem um pouco de nós para ter este espaço garantido.

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    1. Pois é Tati, são inúmeras as atribuições, mas concordo com você quanto ao gratificante retorno de ver as conquistas diárias dos alunos que atendemos. Obg pela visita!!!

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  4. Érika, gostei muito da sua reflexão acerca do papel do professor do AEE. De fato são muitas as atribuições. Refletindo a este respeito, penso que o coordenador pedagógico deve caminhar lado a lado com o professor do AEE, participando das formações e mediando/articulando o trabalho desenvolvido.

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    1. Olá Katyuscia!!! Fico feliz por sua visita e comentários. Como é complexo o trabalho do professor da SRM... Nosso trabalho depende de todo um coletivo de sujeitos da escola, e construir parcerias nem sempre é missão fácil... Obg por enriquecer esta discussão. Até breve!!!

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  5. Muito bom o seu texto, você conseguiu mostrar de forma prática os passos que são traçados pelo professor do AEE, desde o estudo do caso até a elaboração do plano do AEE. Parabéns!

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    1. Oi Analice!!! Obg pela atenção em visitar este blog. Espero ao longo desta especialização em AEE aprender muito com todos no intuito de construir novos saberes e fazeres acerca do que é o AEE.
      Abraço!!!

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  6. Muito bem, o mais interessante é que a atuação do professor do AEE na escola, na sala de recurso multifuncional acontece de forma prática e de acordo com cada realidade no chão da escola e no contexto da educação inclusiva. Parabéns pela ótima reflexão!

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    1. Obrigada Omega pela visita. É sempre muito importante poder compartilhar com você de momentos de discussão sobre a Educação Inclusiva.
      Abç,

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