PELA MÃO DE ARIADNE: a educação à
distância e suas conquistas e dificuldades
Érica Arrais, 26/04/2013.
Lascault no texto sugerido
como inspiração às nossas leituras nos fala: “Eu reparo na lenta, mas segura
subida da tua angústia. Muro após muro. No fim quem te espera? Ninguém... Por
que o Minotauro, aqui, será uma ausência, um vazio...” Este trecho é talvez, o
mais representativo do que se apresenta, para nós alunos à distância, como
dificuldade em realizar um curso nessa modalidade. Contudo, assim como na
mitologia grega, o importante é termos em mãos o novelo de lã...
Muitas vezes o curso a
distância nos dá a sensação de que não criamos laços. O laço de que nos fala
Sait-Exupéry em seu clássico O Pequeno Príncipe. Moran (2002) destaca que é
preciso zelo e competência de toda a equipe que compõe um curso de EAD, seja na
condição de aluno motivado, de educadores curiosos, administradores abertos e
de ambientes propiciadores de aprendizagens.
Assim, há uma somatória de
fatores que podem colaborar, ou não, para o bom desenvolvimento de um curso à
distância. Em seu texto Moran, cita a flexibilidade, enquanto aspecto necessário
a este tipo de curso. Destacamos, porém, a importância dessa flexibilidade não
está ligada a perda de qualidade. Enquanto sugestão, sublinhamos a necessidade
de que os textos sejam trabalhados de forma menos quantitativa e mais
qualitativa, pois às vezes não travamos uma discussão com maior profundidade e
propriedade em função da quantidade de material repassado.
Em nossa atual sociedade
designada globalizada é impossível não se reconhecer os avanços nas tecnologias
de informação e comunicação impulsionados por mudanças na base
técnico-científica, o que tem tornado cada vez mais comum o acesso à informação
seja por meio de um curso à distância, seja pela democratização do conhecimento
por meio de livros no formato e-book, uma tendência entre diversas instituições
formativas.
A educação a distância
viabiliza a possibilidade de formação contínua e continuada, cada dia mais
necessária em virtude das constantes transformações da sociedade, dos novos
saberes que são requeridos dos trabalhadores, do domínio dos recursos técnicos
e sua aplicabilidade em contextos escolares e não escolares.
Assim, dentro dos desafios
impostos, fizemos um recorte do texto de Moran (2003) quando cita: “Com a educação on-line os papéis do
professor se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande
capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas,
atividades”. Em se tratando de tais desafios finalizamos este texto desejosos
de que todos possam se sentir igualmente importantes e sujeitos da práxis neste
processo formativo que fizemos a opção de vivenciar.
Referências:
MORAN, José Manuel. O que é um bom curso a distância? Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/bom_curso.htm. Acessado
em 26/04/2013.
MORAN, José Manuel . Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acessado em 26/04/2013.
MORAN, José Manuel . Contribuições para uma Pedagogia da Educação on-line. Disponível em http://www.eca.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acessado em 26/04/2013.
muito importante seu texto Érica, muitas vezes temos a ideia de que a educação a distância é menos exigente e quando você faz esta citação de Moran quando ele diz “Com a educação on-line os papéis do professor se multiplicam, diferenciam e complementam, exigindo uma grande capacidade de adaptação, de criatividade diante de novas situações, propostas, atividades”. Essa multiplicação também se dá no papel do aluno, fala um pouco do que estou vivendo, e de quanto está sendo dificil realizar este curso, pois sinto muita dificuldade em compreender certos questionamentos acerca do que seria a educação especial em todo o seu contexto...muito tenho e preciso aprender.....conto com a ajuda de vocês!! obrigada!
ResponderExcluirOlá Amanda, a ideia do curso é compartilhar informações, trocar experiências e construir novas aprendizagens. Por isso, no que precisar pode contar comigo e volte sempre ao blog, pois pretendo trazaer novas contribuições.
ExcluirOlá Erica,amei seu blog! Bem pensado a ideia de colocar sugestões de atividades, muito bom essa troca de experiência e conhecimento entre nós professores, isso só acrescenta para nossa prática pedagógica.
ResponderExcluirOi Gizelda! Manter um blog atualizado é um desafio e tanto. Espero trazer sempre novidades. De zem em quando passe por aqui...
ExcluirÉrica, seu blog está sensacional! Muito organizado e apresentando opções de atividades, além de produções textuais interessantes. De fato, fazer a manutenção de um blog requer disponibilidade e criatividade para que se torne interessante e visitado por uma demanda considerável. Mas, não desiste! Continue "alimentando"...
ResponderExcluirQue bom que você veio prestigiar o meu Blog, Fernanda! Espero que nós todos possamos aprender juntos. Que a interação cursista-tutor, cursista-supervisão/coordenação seja enriquecedora.
ResponderExcluirÉrica parabéns pelo blog. Tá lindo! E cheio de informações importantes. Até que enfim consegui abrir seu blog. E estou super feliz com o resultado, parabéns querida. Você é um exemplo de profissional e competência.
ResponderExcluirObg pelo carinho e atenção. Sei que mesmo estando há pouco tempo na SRM, você terá êxito em mais esse desafio.
ResponderExcluirSucesso!!!
Érika, parabéns pelo seu blog, bastante criativo, com sugestões de atividades, vídeos, enfim nos convida para visualizá-lo por ser interativo!
ResponderExcluirContinue nos presenteando com suas ótimas postagens!
Um abraço!
Obg pela visita e atenção, Karol. Sei que iremos ter ricos momentos de trocas de experiências e conhecimentos. Que possamos usar de mais essa ferramenta para aprendermos sempre mais.
ResponderExcluirForte abraço!!!